quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Experiência de Advocacy é certificada como Tecnologia Social


A experiência de capacitação de sete comunidades da capital, Bayeux e Sapé sobre seus direitos, desenvolvida pela Concern Universal Brasil e seus parceiros, foi certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil nesta terça-feira, dia 27. Ao todo foram certificadas oito experiências paraibanas, desenvolvidas por cinco organizações. A lista ainda inclui quatro projetos desenvolvidos na cidade de Teixeira, relacionados com recursos hídricos, e um ambiental em Remígio. Além deles, também foram consideradas tecnologias sociais uma iniciativa de geração de renda e outro de implantação de biodigestores, ambos em João Pessoa.

Veja mais sobre a certificação no site da Fundação Banco do Brasil.

Concedido a cada dois anos, a premiação tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Exemplos bem concretos de Tecnologia Social são o clássico soro caseiro (que mistura água, açúcar e sal para combater a desidratação e reduzir a mortalidade infantil) e as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido. Esta é a sexta edição do Prêmio, que recebeu a inscrição de 1116 iniciativas este ano.

A certificação como Tecnologia Social, concedida pela Fundação Banco do Brasil, funciona como um selo de qualidade destas iniciativas, que passam a compor o Banco de Tecnologias Sociais da instituição, uma referência para novos investimentos sociais. Em todo o Brasil foram 264 certificações, sendo 14 em Pernambuco, oito no Ceará e duas no Rio Grande do Norte. Depois de certificadas, as tecnologias agora seguem para a fase final do processo de avaliação, que vai oferecer nove prêmios de R$ 80 mil para as melhores iniciativas. Os recursos devem ser investidos na própria tecnologia. A lista das tecnologias finalistas para o Prêmio será divulgada na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro. O Prêmio tem o apoio da Petrobrás, Ministério da Ciência e Tecnologia, Unesco e KPMG Auditores Independentes.

A experiência da Concern Universal que foi certificada é baseada na metodologia do Ciclo de Advocacy, uma forma eficiente de influenciar pessoas que estão no poder para que os problemas comunitários sejam solucionados. Mais do que destacar problemas, também propõe uma solução ou um curso de ação, através do diálogo com o poder público. Através dela, por exemplo, as comunidades do Roger, em João Pessoa, e Eucalipto, em Sapé, conseguiram a recuperação da suas Unidades Básicas de Saúde, que passaram a oferecer condições adequadas para serviços específicos como a vacinação e exames ginecológicos. A iniciativa fez parte do projeto Juntos pelo Desenvolvimento.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lideranças de Bayeux propõem audiência pública sobre Plano de Saneamento



O grupo de lideranças da comunidade São Bento, em Bayeux, participou no último dia 13 de mais uma reunião, desta vez contando com a presença de dois vereadores. A presença dos parlamentares provocou a idéia de promover uma audiência pública na cidade sobre o Plano Municipal de Saneamento e eles se comprometeram a agendar o evento para o mês de outubro, além de articularem a presença da Cagepa e da Caixa Econômica. A comunidade, por sua vez, garantiu a presença dos/as moradores/as.

Na oportunidade, as lideranças que participaram do intercâmbio em Sapé partilharam da experiência e o grupo encaminhou diversas outras atividades, como a sondagem na comunidade, que vai acontecer no próximo dia 19

Projeto recebe elogios na Assembleia Regional da Pamen


O trabalho desenvolvido pelo projeto “Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos” chamou a atenção dos/as participantes da Assembleia Regional da Pastoral do Menor, realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, em Olinda. O evento, que reuniu 30 agentes de sete dioceses da Paraíba e de Pernambuco, foi espaço para apresentação das iniciativas comunitárias relacionadas à política de saneamento. O grupo considerou o projeto ousado por trabalhar com a metodologia de advocacy e discutir temas relacionados às políticas públicas com as comunidades e destacou o desafio de promover a articulação com o poder público. Além disso, parabenizou pelo trabalho de formação continuada para que a comunidade possa intervir de forma qualificada e fez muitos elogios à iniciativa.

Dentro da programação, o grupo também discutiu a importância de ter formalizada uma política de proteção dos direitos da criança e do adolescente e uma política de gênero, necessidade que foi levantada pelo projeto e que foi aprovada pela assembleia para ser encaminhada para a Assembleia Nacional, que será realizada em Belo Horizonte no mês de outubro.

Equipe técnica participa de oficina sobre Árvore do Problema


Uma técnica para ajudar as comunidades a compreenderem as razões e os efeitos dos problemas que enfrentam e perceber melhor qual deve ser o foco de uma ação comunitária: assim pode-se descrever a Árvore do Problema, que foi tema de mais uma formação promovida pelo projeto para a equipe técnica e representantes da coordenação dos parceiros. A atividade foi assessora pela diretora da Concern Universal no Brasil, Angela Brightling, e aconteceu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Equipe da CPD discute mediação de conflitos à luz dos Direitos Humanos


No último dia 24 de agosto educadores, técnicos e coordenação da Casa Pequeno Davi participaram de mais um momento de formação, desta vez sobre o tema Direitos Humanos e Subjetividade, com foco em mediação de conflitos. O tema surgiu a partir de uma necessidade apresentada pelos os educadores na avaliação das atividades do primeiro semestre da instituição, que aconteceu no final de junho. A facilitadora da oficina foi a professora do Departamento de Serviço Social da UFPB Nazaré Zenaide e o objetivo da formação era capacitar os participantes para agirem de maneira eficaz em situações cotidianas de conflito, valorizando e respeitando os direitos humanos.

Familiares do Roger discutem violência doméstica



O grupo de familiares das crianças e adolescentes acompanhados pela Casa Pequeno Davi participou nos dias 9 e 10 de agosto de uma formação especial sobre violência doméstica, dentro da programação mensal que está tratando do tema Cultura de Paz. O debate foi conduzido pela técnica da Casa Noeli Lopes, que discutiu com o grupo a importância de promover a cultura de paz dentro de casa, fazendo valer os direitos de crianças e adolescentes. Um dos objetivos era desnaturalizar as diversas modalidades de violência domésticas que infringem os direitos da criança e do adolescente.

Nos dias 09 e 10 de agosto os familiares da Casa Pequeno Davi e da Casa Menina Mulher tiveram mais um momento de formação, o tema trabalhado no mês foi Cultura de Paz com foco na Violência Doméstica, o debate foi promovido pela técnica do projeto Noeli Lopes que objetiva com a formação discutir com os familiares a importância de promover uma cultura de paz necessária para fazer valer os direitos da criança e do adolescente numa perspectiva de desnaturalizar as diversas modalidades de Violência Doméstica infligidas sobre Crianças e Adolescentes como principal instrumento utilizado para educar.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lideranças de Sapé se elegem para Orçamento Participativo


As lideranças da comunidade Eucalipto, em Sapé, participaram na noite do último dia 26 de agosto de uma discussão sobre orçamento participativo, promovida pela prefeitura. Durante a atividade, as lideranças conseguiram eleger cinco delegados para representar a comunidade no processo de discussão das políticas públicas na cidade.