terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Metodologia Freireana é tema de oficina na CPD



A metodologia freireana foi o alvo da formação promovida para a equipe de educadores/as da Casa Pequeno Davi no último dia 23 de fevereiro. Com a assessoria da educadora popular Ana Gusmão, a oficina apresentou diversas dimensões da pedagogia. A discussão incluiu elementos como a liberdade e a autoridade no processo formativo, a construção da autonomia, o papel do educador no processo de construção do saber, entre outras categorias peculiares da educação popular.

Lideranças do Gino Novo traçam estratégias para 2012


No último dia 9 de fevereiro, as lideranças comunitárias da comunidade do Padre Gino Novo, em Sapé, se reuniram em seu primeiro encontro do ano de 2012 com o objetivo de acolherem os novos participantes no grupo e discutirem ações e estratégias a serem executadas ao longo do ano, sempre pensando em possibilitar a melhoria da comunidade.

Lideranças de Asa Branca negociam com Emlur melhorias na coleta de lixo


A Emlur se comprometeu a enviar um fiscal para analisar os locais de acúmulo de lixo na comunidade Asa Branca, em João Pessoa, onde um agente de limpeza urbana vai atuar de forma a facilitar a coleta do lixo pelo caminhão, que não consegue acessar todas as ruas do bairro.  A urgência no trabalho também se justifica pelo fato de que o lixo está se acumulando especialmente nos arredores do Parque Arruda Câmara, a Bica. O compromisso foi resultado de uma visita feita por um grupo de lideranças da Comunidade Asa Branca, que esteve no dia 25 de janeiro na sede da Emlur, em João Pessoa, para discutir questões relacionadas à gestão do lixo na comunidade.

Recebidos/as pela chefe de gabinete da Emlur, Shirley Jucá, e pelo diretor da Divisão de Fiscalização, Marcos Arthur, o grupo também  estava acompanhado do diretor do Parque Arruda Câmara (Bica), Edilson Lima, do articulador da 10ª Região do Orçamento Democrático, Antonio Rodrigues, além de uma das fundadoras da comunidade, Zuleide Paulino.
A chefe de gabinete, Shirley Jucá, também informou que deve ser realizada uma grande ação de limpeza e conscientização em toda a comunidade para mostrar à população como deve ser feito o descarte correto dos seus resíduos domiciliares, evitando o surgimento de novos pontos de lixo. “Estaremos reunindo todo o operacional da Emlur para definir a data de uma grande operação envolvendo nossos agentes, fiscais e educadores ambientais”, afirmou Shirley.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OD recebe representantes do projeto e discute demandas


A equipe do projeto Juntos pelo Desenvolvimento e algumas lideranças comunitárias participaram de uma reunião com o Secretário do Orçamento Democrático em João Pessoa, Tibério Limeira, para ciscutir urgências de intervenção pública nas comunidades do Roger, Citex e Bananeiras. O encontro aconteceu na manhã de ontem, dia 8, durante um café da manhã, onde o grupo teve a oportunidade de ter uma conversa aberta e franca sobre encaminhamentos que nunca foram realizados por parte da prefeitura da capital.

Os principais pontos da pauta eram a obra inacabada da construção da barreira da Citex (que pode impedir que a barreira ceda e coloque em risco a segurança das famílias que moram na região), a pavimentação da rua principal da comunidade Bananeira (que vai tornar possível o acesso do carro do lixo e de outros serviços) e a relocação dos/as moradores/as do S, no Roger, para novas casas em região mais digna de moradia.

Tibério teve a oportunidade de esclarecer quais são os entraves e se comprometeu a conversar com o prefeito, Luciano Agra, sobre as reivindicações. Um novo encontro deve acontecer no início de março para que o secretário possa dar retorno sobre novos encaminhamentos.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Atividades retomam com oficinas de rádio

Depois de um mês de janeiro de recessos, organização dos espaços, realização de matrículas, atualização de dados e planejamentos das atividades internas, a vida começa a entrar no ritmo tradicional na rotina dos parceiros e do próprio projeto Juntos pelo Desenvolvimento. A partir desta primeira semana de fevereiro, crianças e adolescentes começam a voltar a suas atividades educativas.
Para as lideranças, no entanto, as ações praticamente não pararam. Entre as mais significativas deste início de ano estão as primeiras oficinas de rádio, promovidas nas comunidades Citex (também para lideranças do Grotão) e Roger. Nelas, as lideranças puderam conhecer um pouco da história do rádio e suas variadas formas (estatais, comunitáriaos, livres, de serviço público e comercial), orientações do Ministerio das Comunicações e alguma teoria sobre a produção de programas. Além disso, os grupos começaram a experimentar criar roteiros de programas, que começam a ser produzidos a partir do próximo dia 6.
A participação, especialmente das mulheres, tem sido muito boa, com bastante envolvimento e descobrindo o prazer e a facilidade de produzir um programa de rádio, dando voz à comunidade e às mulheres.