quinta-feira, 14 de abril de 2011

Câmara de Bayeux solicita apoio técnico do MCidades para elaborar Plano Municipal de Saneamento




A Câmara de Vereadores de Bayeux solicitou ao Ministério das Cidades que envie um técnico para participar de uma sessão especial no mês de maio na cidade, com o objetivo de planejar a elaboração do Plano Municipal de Saneamento. A providência foi anunciada na tarde desta quarta-feira, dia 13, durante a conferência Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, realizada na comunidade São Bento pelo projeto Juntos pelo Desenvolvimento e que reuniu cerca de 60 pessoas. A representação da prefeitura no evento concordou com a necessidade do plano. “Atualmente, estamos trabalhando o tempo inteiro só para solucionar emergências, precisamos atuar de forma mais planejada”, observa o secretário de planejamento, Coronel Ardenildo.


Veja fotos do evento no nosso álbum virtual.


O próprio secretário admite que cerca de 80% da cidade tem esgotamento sanitário, uma tubulação que está sem uso e obsoleta e ampliando ainda mais o problema, que tem repercussão direta na vida do manguezal ao redor da cidade. A solicitação do apoio técnico feito pela Câmara seria mais um passo na capacitação de pessoal para elaborar o documento em Bayeux. Duas oficinas promovidas pelo projeto Juntos pelo Desenvolvimento já foram realizadas entre os meses de fevereiro e março e uma Comissão Intersetorial de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento de Bayeux foi formada.

Para o diretor da Agevisa, Jailson Vilberto, que participou da atividade nesta quarta-feira, o desinteresse histórico da gestão pública pelo saneamento tem que acabar por uma questão inclusive econômica. “Para cada real que um prefeito investe em saneamento, ele economiza R$ 4 que seriam gastos com medicina curativa. Cerca de 70% dos atendimentos médicos hoje são causados por doenças relacionadas à má prestação destes serviços, isso tem que ser reduzido drasticamente”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário