quinta-feira, 29 de abril de 2010

Comunidade Gino Novo elege saneamento como prioridade para ação comunitária


Cem pessoas compareceram na noite do dia 19 de abril ao Salão Comunitário da comunidade Gino Novo, em Sapé, para conhecer os resultados do diagnóstico promovido pelo projeto Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos. O público envolveu crianças, adolescentes, familiares, lideranças e moradores da comunidade, que ouviu um relato feito pelos adolescentes sobre a realidade em que vivem. Logo após, a equipe técnica do projeto apresentou os dados da pesquisa e provocou o debate entre os presentes. Os participantes elegeram a questão do saneamento como prioridade para ser algo de uma ação de advocacy.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Colombianos visitam núcleos da Pastoral do Menor

Apresentações culturais, relato das experiências de advocacy e a oportunidade de conhecer de perto a realidade das comunidades acompanhadas pela Concern Universal Brasil através do projeto “Juntos Pelo Desenvolvimento” marcaram a visita da equipe de técnicos colombianos ao Brasil, entre os dias 12 e 16 de abril.

Na comunidade Bananeiras, em João Pessoa, o grupo da Pastoral do Menor apresentou uma parte do espetáculo “Sonho”, em que relatam a realidade de crianças que moram na rua, mas não perderam a esperança de terem uma vida mais digna. Depois a equipe conheceu uma das escolas municipais do bairro, onde puderam conversar com a diretoria sobre as metodologias usadas, dificuldades enfrentadas e a estrutura disponível.

De lá, o grupo partiu para São Bento, em Bayeux, onde foi recebido pelo grupo de flauta da Casa da Menina e do Menino, que apresentou canções populares aos visitantes. Lá também, os colombianos conheceram alguns atores chave, como conselheiros tutelares e a promotora da Infância e Juventude, além de vereadores e lideranças comunitárias. Uma comissão apresentou sua experiência de advocacy, focada na melhoria da qualidade das escolas de Bayeux, levando o grupo até a escola que foi recuperada a partir de uma solicitação da comunidade. A equipe também conheceu as condições de funcionamento da unidade de saúde do bairro.

A terceira parada deste dia foi na comunidade de Várzea Nova, em Santa Rita, onde o núcleo da Pastoral do Menor preparou uma recepção calorosa, com direito a quadrilha, ciranda, comidas típicas e uma passeio pela comunidade para conhecer a escola e o posto de saúde.

No dia seguinte, os colombianos e a equipe brasileira foram recebidos no Centro Comunitário Bom Jesus, na comunidade Boa Vista, em João Pessoa. Lá, a comissão de advocacy contou a história de luta da comunidade e apresentou as dificuldades que ainda enfrenta pela falta de saneamento básico e pela convivência com a barreira, que ameaça a segurança de quem mora embaixo dela.

Nas próximas semanas, leia mais sobre a visita da equipe da Concern Universal Colômbia no nosso blog. Veja e comente as fotos da visita no nosso álbum online.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Asa Branca elege saneamento como prioridade de ação comunitária



Um grupo de mais de 40 pessoas, entre moradores/as da comunidade Asa Branca e outros atores chave da região elegeu o saneamento como a maior prioridade da comunidade, durante a apresentação dos dados do diagnóstico feito pelo projeto Juntos Pelo Desenvolvimento, no último dia 22. Na oportunidade, formou-se uma comissão com dez pessoas que vão se aprofundar no tema, estudando a legislação específica e os problemas que a comunidade enfrenta por conta da falta de um saneamento adequado. A partir daí, este grupo vai se articular com o poder público para propor soluções viáveis.

A atividade, que aconteceu na Capela Nossa Senhora de Lourdes, em Asa Branca, também contou com a presença do diretor do Parque Arruda Câmara, Edilson Batista que destacou a importância da articulação popular e confirmou que “o problema de saneamento básico também é um problema grave para a preservação do Parque”. E o diretor da Escola de Educação Ambiental, Neimar Marcos, falou das novas tecnologias em saneamento ambiental e da possibilidade de parceria para a implementação de algumas delas na comunidade. Além do saneamento, também foi encaminhado que a saúde e a educação devem ser foco de ações comunitárias.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Colombianos visitam projetos da Concern Universal Brasil


Uma intensa troca de experiências, culturas e metodologias marcou a semana entre os dias 12 e 16 nos projetos apoiados pela Concern Universal no Brasil. Durante estes dias, as comunidades acompanhadas por ações da entidade, incluindo as do projeto Juntos pelo Desenvolvimento, receberam a visita de quatro técnicos da Concern Universal Colômbia, que estiveram no país para um intercâmbio. A visita foi a segunda parte da programação, que começou em agosto de 2009, quando uma equipe brasileira foi à Colômbia.

Durante a semana, as equipes brasileira e colombiana visitaram as comunidades, conversaram com lideranças comunitárias e viram de perto a realidade local. O grupo também discutiu questões relacionadas às metodologias utilizadas nos dois países, a conjuntura política brasileira e estabeleceram estratégias de comunicação para manter o intercâmbio vivo à distância.

Como destacou Jaime Bernal, coordenador de projetos da Concern Colômbia, “somos um só povo e podemos aprender um com o outro para que possamos encontrar jeitos de viver com mais dignidade, em cidades mais justas e fraternas”. Você acompanha mais notícias sobre a visita a cada comunidade nas próximas semanas aqui no blog. Veja e comente as fotos da visita no nosso álbum virtual.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Comunidade São Bento elege saúde como prioridade em 2010


Um grupo bastante representativo, com mais de 50 pessoas, entre familiares, adolescentes da Casa da Menina e do Menino e atores chave do bairro de São Bento se reuniu na noite do dia 31 de março na entidade para conhecer os resultados do diagnóstico promovido pelo projeto Juntos pelo Desenvolvimento. Os participantes reagiram bem aos resultados apresentados e fizeram várias sugestões e observações sobre cada dado da pesquisa, mas elegeram a saúde como prioridade. Uma comissão de 20 pessoas ficou de se reunir no próximo dia 20 de abril para dar início ao estudo do problema e elaborar estratégias para pressionar o poder público a resolver.

Moradores de Gino Novo debatem importância da liderança comunitária


As lideranças comunitárias da comunidade Gino Novo, em Sapé, participaram de uma capacitação no dia 29 de março em que discutiram o significado e a importância de serem lideranças. Com a assessoria de Vitor Cavalcante, foram reunidas 38 pessoas entre familiares, jovens e outras lideranças, incluindo cinco participantes da comunidade do Eucalipto, que apresentaram suas experiências, levando incentivo e motivação para o grupo. Entre os depoimentos do grupo do Eucalipto, o da moradora Vânia teve destaque, quando ela relatou que possível conquistar os direitos se a comunidade está unidade em bisca do mesmo objetivo. Os/as participantes avaliaram a oficina como ótima, permitindo um grande empoderamento sobre o papel de um líder, seus desafios e os riscos, mas também se comprometeram em contribuir com a melhoria da comunidade.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bananeiras elege o saneamento como foco de advocacy em 2010


A comunidade Bananeiras elegeu o saneamento como prioridade entre os problemas enfrentados pelos moradores para ser alvo da ação de advocacy em 2010, através do projeto Juntos pelo Desenvolvimento. A definição foi feita a partir da apresentação dos resultados do diagnóstico feito na comunidade para levantar o nível de satisfação dos/as moradores/as com os serviços básicos oferecidos pelo poder público no bairro. A apresentação aconteceu no dia 29 e reuniu 25 lideranças comunitárias, um grupo bastante representativo de adolescentes, idosos, mulheres e homens. No próximo dia 13 haverá uma nova apresentação para a comunidade onde será definida uma comissão para se aprofundar no tema e propor solução à gestão. Nesta atividade, a comunidade vai convidar representantes das secretarias de SaúdeI, Infra estrutura e Habitação para dialogarem.

Saúde e saneamento serão foco de advocacy em Boa Vista

A saúde e o saneamento serão os focos da ação de advocacy da comunidade Boa Vista em 2010. A definição foi feita quando o grupo de lideranças e a comunidade conheceram os resultados do diagnóstico feito pelo projeto Juntos Pelo Desenvolvimento para levantar as impressões dos/as moradores/as sobre os serviços básicos oferecidos no bairro. A apresentação dos resultados aconteceu em dois momentos, nos dias 25 e 30, no Centro Comunitário Bom José.

A segunda apresentação aconteceu junto com uma oficina sobre a integração das equipes de PSF na região em que está localizado o bairro. Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jailson, falou sobre o papel desta instância na definição de políticas públicas na cidade e sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). Também esteve presente a diretora do Distrito Sanitário 2, Tâmara Guedes, que apresentou a proposta da gestão, que vai unir as equipes que atendem quatro comunidades da região em uma mesma unidade. O objetivo é oferecer melhores condições de atendimento.

Mesmo diante dos argumentos apresentados pelo distrito, a comunidade reagiu questionando como fica o acesso, já que a unidade vai ficar distante de boa parte da casa dos/as usuários/as. Foi apontado que a comunidade já perdeu uma creche e que a gestão não tem feito os investimentos prioritários no local e que a integração do PSF seria mais uma

Como encaminhamento, Tâmara garantiu que vai fazer algumas rodas de conversa com a comunidade para esclarecer as mudanças e que Jailson vai pautar o tema no Conselho, além de favorecer um diálogo dos/as moradores/as com instâncias mais altas da secretaria de saúde.

Bananeiras discute funcionamento das ZEIS em João Pessoa


As vantagens de uma comunidade ser considerada Zona Especial de Interesse Social (Zeis) e os mecanismos existentes para que isso aconteça pautaram a discussão da comunidade Bananeiras no dia 24 de março, durante uma oficina sobre Saneamento Ambiental. Durante a atividade, que reuniu 18 lideranças da comunidade no Centro de Formação Frei Virgílio Panze, os/as participantes tiveram a oportunidade de conhecer este termo e saber como funciona a principal fonte de recursos para beneficiar as Zeis, que é a Outorga Onerosa.

Áreas que são oficializadas pelo poder legislativo municipal como Zeis têm prioridade da gestão nos investimentos em infra estrutura básica, como serviços de iluminação pública, fornecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas da chuva, pavimentação e melhorias nas moradias. A outorga onerosa, um instrumento do Plano Diretor que vigora em João Pessoa desde 2006, é que garante estes investimentos.

A discussão com as lideranças em Bananeiras foi bastante dialogada e já encaminhou uma nova atividade: a próxima oficina vai aprofundar o tema com a presença de um/a representante do Conselho responsável pela gestão do fundo municipal de urbanização.