terça-feira, 24 de julho de 2012

Oficina sobre sustentabilidade institucional reúne equipes dos parceiros do projeto


Parceiros refletiram sobre fontes de receita e as despesas
Uma equipe de educadores/as e técnicos/as das entidades parceiras do projeto Juntos pelo Desenvolvimento passou dois dias (19 e 20 de julho) discutindo um tema vital para a continuidade das ações após o encerramento do apoio do Governo da Grã Bretanha: a sustentabilidade institucional. A oficina foi assessorada pelo coordenador da Concern Universal Brasil, Hildevânio Macedo, e da coordenadora da Casa Pequeno Davi, Claudia Costa. O grupo discutiu e refletiu sobre quais são atualmente suas receitas e suas despesas e conheceu a diferença entre captação e mobilização de recursos, a necessidade de equilíbrio entre as diversas fontes e a exigência de haver uma sintonia entre a sustentabilidade econômica e a sustentabilidade política da entidade. Também esteve na pauta da oficina as formas adequadas de se relacionar com empresas privadas e a importância da construção de um plano de mobilização de recursos. A conversa terá continuidade nos dias 16 e 17 de agosto, quando acontece o segundo módulo da oficina.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comunidade São Bento discute Plano Municipal de Educação Ambiental

Comunidade apresentou suas propostas e preocupações em Bayeux

 A comunidade São Bento se reuniu mais uma vez com atores chave de Bayeux na tarde desta terça-feira, dia 17, para encaminhar um plano de Educação Ambiental na cidade e discutir problemas relacionados ao saneamento. Um dos principais problemas apontados se relaciona com o manejo adequado do lixo. Diante das propostas apresentadas, o poder público ficou de analisar tudo e se reencontrar com representantes da comunidade no mês de agosto para dar retorno dos encaminhamentos possíveis.

Veja mais fotos da conferência.


35 lideranças concluem curso sobre Mecanismos Legais


Lideranças concluíram curso e receberam seus certificados
A junção de duas tecnologias sociais culminou em festa na tarde desta terça, 17, em João Pessoa: esta foi a data do encerramento do Curso Mecanismos Legais de Direito, promovido pelo projeto Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos, com a assessoria da Fundação Margarida Maria Alves. O curso capacitou 35 lideranças comunitárias de João Pessoa, Bayeux e Sapé, que agora estão mais empoderadas para conquistarem os direitos de suas comunidades. O curso foi realizado em 33 horas de aulas sobre a Constituição, os principais direitos e a estrutura do Poder Judiciário, ao longo de cinco meses de encontros quinzenais.

Veja fotos do encerramento do curso.

Sapé se compromete com melhorias na educação propostas por lideranças


Secretária de Educação se compromete com melhorias
A prefeitura de Sapé se comprometeu com as melhorias solicitadas pelas comunidades Eucalipto e Pe. Gino Novo durante a celebração pelos 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente na cidade. Lideranças das duas comunidades entregaram um documento solicitando melhorias na infra estrutura das escolas da cidade, especialmente em relação à acessibilidade. A secretária da educação do município, América Castro, respondeu ao documento garantindo que 14 escolas foram ou estão sendo reformadas e mais seis escolas e três creches serão construídas na cidade.

Veja mais fotos do evento.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sapé elabora Plano de Advocacy em educação

No último dia 4 de julho, as lideranças comunitárias das comunidades Eucalipto e Gino Novo, em Sapé, se reuniram para discutir um problema em comum: a educação. Elas participaram de uma oficina que discutiu o que prevê esse direito e onde ele está sendo violado. A discussão foi bastante proveitosa e provocou a elaboração de um Plano de Advocacy para uma intervenção na política de educação na cidade, especialmente referentes à infra estrutura das escolas das duas comunidades. O grupo agendou uma visita às duas escolas para verificar o relatos feitos pelos moradores.