quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comunidade São Bento discute Plano Municipal de Educação Ambiental

Comunidade apresentou suas propostas e preocupações em Bayeux

 A comunidade São Bento se reuniu mais uma vez com atores chave de Bayeux na tarde desta terça-feira, dia 17, para encaminhar um plano de Educação Ambiental na cidade e discutir problemas relacionados ao saneamento. Um dos principais problemas apontados se relaciona com o manejo adequado do lixo. Diante das propostas apresentadas, o poder público ficou de analisar tudo e se reencontrar com representantes da comunidade no mês de agosto para dar retorno dos encaminhamentos possíveis.

Veja mais fotos da conferência.



A discussão aconteceu durante a Conferência Municipal promovida pelo projeto Juntos pelo Desenvolvimento, quando a secretária de infra estrutura do município, Elizabeth Andrade, explicou que existem 123 pontos irregulares de depósito de lixo na cidade, um deles, incluindo um que é considerado um cemitério de cachorros. “A gente precisa mudar essa cultura que as pessoas ainda têm aqui em Bayeux de depositar o lixo na rua e isso só vai acontecer através de educação”, acredita.

Para o ex secretário de administração da cidade, Coronel Ardenildo, o problema do acúmulo de lixo, especialmente nas margens do mangue, é gerado não apenas por falta de educação e conscientização, mas também por dificuldades operacionais. “Essas pessoas não têm orientação de como proceder, especialmente com lixos de grande porte, como móveis e eletrodomésticos velhos e resultado de podas. Elas até sabem que aquilo polui, mas não sabem como fazer do jeito correto”, avalia.

Segundo o assessor da conferência, Cleudo Gomes, a prefeitura precisa pensar a educação ambiental para além da relação com lixo. “Educação ambiental é provocar mudanças de comportamento”, defende. Ele lembrou que a educação ambiental é um direito previsto por lei, já que a Constituição de 1988 define em seu artigo 225 que o poder público deve garanti-la em todos os níveis de ensino, assim como a conscientização  pública para a preservação do meio ambiente.

As propostas apresentadas foram as seguintes:

Organização das reuniões de pais e mestres nas escolas;
Capacitação para profissionais de educação sobre a temática do meio ambiente;
Capacitação e fiscalização com gestores das escolas do município;
Educação ambiental fazer parte do currículo e que perpasse todos os setores públicos;
Incluir no Plano de Saneamento recursos voltados para a capacitação de profissionais da educação (educadores ambientais);
Formar um fórum permanente de educação e meio ambiente;
Campanhas educativas com a população;
Punição de agressores de animais e que o Centro de Zoonoses faça um controle dos animais em situação de rua;
Campanha no município sobre coleta seletiva do lixo;
Organizar e realizar a conferência municipal de maio ambiente;
Instalação de pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade;
Proporcionar momentos educativos entre lideranças comunitárias e poder público;
Panfletagens educativas;
Resolver o problema do esgoto em Bayeux (estação de tratamento);
Fazer levantamento técnico da situação atual, mapeamento e diagnóstico;
Sistema de dragagem no rio e mangue;
Incentivar a participação da população;
Articulação com o NASF;
Monitorar o recolhimento do lixo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário